Illustration by Freepik Storyset

A luz do conhecimento

Illustration by Freepik
Illustration by Freepik

Se você acompanha o noticiário, deve ter visto que, cada vez mais, uma parte considerável dos conflitos têm relação com a informação e com o conhecimento: é a briga do 5G, é a briga por tecnologia espacial, pelo monitoramento ecológico de florestas e mares…

Apesar de isso estar na esfera dos conflitos entre Estados, o mundo empresarial não é muito diferente: há corridas por patentes, pelo desenvolvimento de novas tecnologias, novos medicamentos, novas soluções, novos processos…

E esse conhecimento produzido pelas empresas vêm de todos os seus integrantes: um novo formulário elaborado por um setor, um estudo sobre jornada do cliente, soluções de problemas frequentes e comuns, gestão do caixa, modo de treinamento, regras de identidade visual… enfim, existe uma galáxia de conhecimento dentro de uma empresa produzido por suas estrelas: seus colaboradores.

Enquanto os colaboradores estão à disposição, basta bater à porta, enviar um e-mail, uma mensagem no WhatsApp, uma chamada de vídeo na plataforma da empresa… enfim, é só consultá-lo(a).
Mas… e quando há uma baixa na empresa? Como fazer com aquele conhecimento que só ele ou ela detinham? Eventualmente, se a relação era boa e encerrou boa, pode-se ter aquele jeitinho, aquela simpatia de ajudar, mesmo sem ter mais obrigação. Mas, muitas vezes, o que acontece é que esse conhecimento vai embora com a pessoa que saiu.

Se uma galáxia perde uma estrela, passa a brilhar um pouco menos… Em uma empresa, a perda de conhecimento pode ser a diferença entre permanecer competitiva ou sucumbir à concorrência.
Por essa razão é que muitas empresas hoje em dia tentam buscar formas e meios de estruturar, organizar e armazenar os dados produzidos de forma que setores trabalhem com maior sintonia entre si. Isso garante a evolução dos negócios. (HUMANTECH, 2018)

Siteware (2019) afirma que estamos acostumados à entrega de resultados, à pesquisa, à análise. Porém, para que essa quantidade elevada de produção dentro da empresa tenha impacto, é fundamental haver a gestão do conhecimento.
A gestão do conhecimento proporciona, entre outras coisas, a formação da inteligência competitiva da empresa, a educação corporativa, a gestão de competências, a gestão de capital intelectual, a gestão da informação e, sobretudo, a aprendizagem organizacional. Esse conjunto, quando combinado, produz um grau de sinergia da empresa que compõe uma de suas forças para competir de forma significativa no mercado.

Existem várias estratégias e métodos para se fazer a gestão do conhecimento, mas nem sempre as empresas conseguem treinar um time inteiro para cuidar disso.

Para aquelas empresas que não possuem esse nível de estrutura, mas têm conhecimento para ser gerenciado, a utilização de uma ferramenta que possibilite o registro, a centralização, a organização, a formatação, a personalização seria de grande ajuda.

Foi pensando nesse contexto que a Pixel desenvolveu uma versão do Outline para instalação voltado às empresas que desejam manter vivo o conhecimento construído em suas bases e sedes.

Illustration by Freepik Storyset
Illustration by Freepik Storyset


Trata-se de uma Wiki com editor intuitivo, integração e incorporação com várias plataformas (como Google Drive, Docs, Sheets, entre muitas outras) e possibilidade de autenticação e integração via Slack, facilitando o compartilhamento das informações sem o trabalho de criação de contas para todos os colaboradores.

Se você ou sua empresa quiser conhecer mais, entre em contato com a empresa nos seguintes canais:
Instagram: @ejpixel
Email: comercial@ejpixel.com.br
Whatsapp: (48) 94042-2322

Após a contratação e a instalação, você manterá o brilho de sua empresa aceso.

REFERÊNCAIS

HUMANTECH GESTÃO DO CONHECIMENTO (Brasil). Gestão do Conhecimento: o que é e por que aplicá-la na sua empresa. o que é e por que aplicá-la na sua empresa. 2018. Disponível em: https://www.oconhecimento.com.br/gestao-do-conhecimento/. Acesso em: 25 abr. 2021.

SITEWARE. O que é gestão do conhecimento organizacional: 6 princípios essenciais para fazer a empresa crescer. 6 princípios essenciais para fazer a empresa crescer. 2019. Disponível em: https://www.siteware.com.br/blog/comunicacao/gestao-conhecimento-organizacional/. Acesso em: 25 abr. 2021.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *